sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

de um autêntico «inverno científico» em Portugal



(clicar na imagem para ampliar)


«
Essa política do Governo enuncia a desistência de um País competitivo, capaz de criar valor acrescentado e de se colocar na primeira linha tecnológica em alguns sectores. Podemos estar a preparar um "inverno científico" em Portugal, o que é absolutamente inaceitável. 
[...] 
Entre 2005 e 2010, as políticas públicas e sobretudo as empresas, fizeram um enorme esforço para aumentar o investimento em Investigação e Desenvolvimento [I&D], tendo passado de 0,7 do Produto Interno Bruto para 1,5 por cento. Quando hoje ficamos muito satisfeitos por ver que cientistas portugueses são premiados e participam em projectos de investigação de grande importância mundial, isso é resultado do investimento que fizemos há quatro ou cinco anos.
»


é claro que concordo com as palavras do deputado Zorrinho. é claro que há que reconhecer que, comparado com um Passado recente, há um notório desinvestimento.
mas também é igualmente notório que algo de muito «podre» existe no "reino" da Educação, em Portugal. e não é só na atribuição de bolsas de investigação. e que é uma questão transversal a muitos Governos da República, alguns deles anteriores a 25 de Abril de 1974. e que é lastimável que se apliquem tantos milhões na Educação para ser "esse enorme país que é o Estrangeiroa retirar os reais benefícios desse capital, investindo de facto em quem "queimou as pestanas" para ir mais além do que é considerado «normal» em Portugal.


"disse!"


Sem comentários: